Dentre as matérias analisadas da última semana (de 20 a 26 de outubro) na editoria de Saúde do site Imperatriz Notícias foram observados erros que poderiam ser evitados com uma maior e melhor revisão. Em algumas matérias as imagens e ilustrações deixam a desejar, como no caso das “Substituir almoço por lanche pode ser prejudicial à saúde” e “Fator humano é a principal causa de acidentes de trânsito” – em que as fotos contradizem o que está no texto. Na primeira fotografia, da lanchonete, mostra o vazio de clientes, o que contrasta com toda a matéria. E na segunda, a foto contradiz com sua legenda, onde se lê: “Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, uma das mais movimentadas de Imperatriz.”. O ambiente deveria ter sido fotografado em um horário de maior movimentação. Afinal, não é uma das ruas mais movimentadas?
A formatação é algo que se perde dentro das matérias. O alinhamento dos textos, espaçamento entre palavras e o parágrafo. Em algumas observa-se o espaçamento do parágrafo e em outras, não. Além dos erros de digitação e ortografia que estão presentes na maioria. As repetições de cargos e nomes, como por exemplo, na matéria “Superstições são uma forma simbólica de interpretar o mundo” onde o nome “Fábio Cárdias” e “superstições” foram citados uma ou duas vezes em quase todos os parágrafos.
Na matéria “Estresse demais pode provocar acne” ouve um erro ao utilizar a palavra "imune, no texto “e todos estão imunes a terem. “Qualquer pessoa pode adquirir a acne”. Se está imune, se está livre. Ficou claro esse erro ao continuar a leitura e seguir com o comentário do dermatologista.
Nas matérias “Valor dos alimentos preocupa estudantes de nutrição” e “Desperdício gera aumento nos preços dos alimentos” ocorrem o mesmo erro. Indo pelo título e lendo o texto fica faltando algo, porque o título fala sobre o aumento do preço dos alimentos, mas em nenhum momento é trazido alguma porcentagem ou alguma pesquisa que mostre isso. O enfoque só foi dado no desperdício e não no aumento do preço como dá entender pelo título.
De onze matérias analisadas, 3 possuem legendas que “descrevem” a foto. Outras três estão sem nenhuma, o que ficou melhor do que as outras cinco que colocaram, como por exemplo: “1”, “2”, “foto alimentos”, “desperdício”. Deveria haver um padrão para sempre ter legendas nas imagens, mas em razão da bagunça de algumas terem e outras não, as que ficaram sem estavam melhores, pois não comprometiam a relação entre o título e o texto, e o conteúdo dos mesmos. Há também uma diferença de quantidade de matérias postadas no site de um dia para o outro, tem que dias que se postam uma ou duas, e em outros 6.
Matérias como “Imperatriz recebe Semana Mundial de Alimentação”, “Victoza é vendido sem receita médica nas farmácias de Imperatriz” e a entrevista “Álcool e crack são principais causas de atendimento em Caps de Imperatriz” foram bem feitas. Há um equilíbrio entre título, textos e fotos, porém elas estavam sem legendas. Reforçando, então, a necessidade de haver um padrão quando disponibilizarem imagens junto com o corpo do texto.
Este texto integra as atividades do gênero opinativo na disciplina de Gêneros Jornalísticos, sob orientação da professora Thaísa Bueno.
- 30/04/2012 09:58 - Tudo novo de novo - (Por uma nova eleição na UFMA-Imperatriz)
- 07/11/2011 12:27 - Imperatriz Notícias inova com coluna de tecnologia



