Select Page

Artes marciais são alternativa contra o sedentarismo

Artes marciais são alternativa contra o sedentarismo

Modalidades como o Kung Fu e Taekwondo auxiliam na melhora do corpo e da mente

Texto: Edeuí de Oliveira e Nataly Trovão

Imperatriz oferece várias oportunidades de prática de esportes como forma de evitar o sedentarismo. Entre os mais comuns, estão a caminhada, corrida e natação, que não precisam de tantos equipamentos auxiliares para serem realizados. Para os esportistas mais radicais, temos o motocross (realizado em trilhas), skate (com pistas em algumas praças da cidade) e até o paraquedismo (realizado no município de Axixá – MA), no caso de quem deseja mais adrenalina. E para aqueles que não se identificam com nenhum destes, existem ainda academias na cidade que oferecem opções de artes marciais. Estas proporcionam contato com outra cultura e ainda a chance de não ficar parado.

 

Artes marciais são denominadas como um conjunto de técnicas de luta individual. As primeiras surgiram no extremo Oriente e de início, representavam técnicas para o manejo de armas brancas. Estas artes envolvem também processos de defesa pessoal que podem ou não conter armas, o que explica o nome “marciais” ou “guerreiras”. Ao longo do tempo, se transformaram em atividades esportivas, que tinham como objetivo aperfeiçoar o corpo e a mente. As técnicas aprendidas como esporte podem ainda serem usadas no âmbito da defesa pessoal.

 

Segundo o mestre de Karatê e Krav Magá, Dilain Alves, além de aliviar o stress, a prática das artes marciais ajuda no controle da ansiedade, melhora a auto estima, trabalha a concentração, restabelece a calma e o equilíbrio, como também desenvolve o trabalho em equipe. Diferente da musculação, que trabalha os músculos isoladamente, as artes marciais fortalecem vários grupos musculares ao mesmo tempo. A idade recomendada para o início da prática é a partir dos 05 anos e cada arte marcial impacta o corpo de forma diferente, confira no infográfico a seguir:

 

Cada modalidade de arte marcial gera diferentes benefícios para o corpo humano

 

Serviço: O Centro de Ensino de Artes Marciais ASKAD é um dos locais em nossa cidade para praticar as modalidades. Fica localizado na rua Bom Futuro, número 183, no Centro de Imperatriz, e oferece aos praticantes a oportunidade da prática de diversas artes marciais como Karatê, Kung Fu, Tai Chi Chuan, etc.

About The Author