Select Page

Krav magá: defesa pessoal que estimula o autocontrole

Krav magá: defesa pessoal que estimula o autocontrole
O Krav magá ensina o aluno a bater nos pontos vitais. (Foto: Laís Ferreira)

O Krav magá ensina o aluno a bater nos pontos vitais. (Foto: Laís Ferreira)

Krav magá é uma luta de origem israelense que visa à defesa pessoal, o autocontrole do aluno em situações de risco e conquistou muitos adeptos em Imperatriz. No maranhão, só duas cidades possuem um local de treinamento de Krav magá: São Luís e Imperatriz, sendo que nesta última surgiu em 2011.

O Krav magá muitas vezes é confundido com uma arte marcial, porém, é uma luta para ser aplicada ’’na rua’’, segundo o professor Antônio Alves o Krav magá seria ’’uma briga de rua, porém mais agressiva, em que você tem que defender sua própria integridade’’.

O nome Krav magá em hebraico significa combate próximo e não possui regras, nem competições, uma vez que, visa à defesa do indivíduo.

Vale ressaltar, que pelo fato da pessoa treinar Krav magá não significa que ela poderá aplicar sempre que quiser a defesa, pois o aluno aprende a ter disciplina, além de que o instrutor recomenda que os alunos não devam reagir a assaltos.

’’O Krav magá só pode ser usado em caso de vida ou morte. Você vê que o agressor quer tirar sua vida e não tem outra solução’’, relata o professor.

O instrutor Antônio Alves explica que qualquer pessoa pode aprender Krav magá, mas, existe uma idade mínima que é a partir dos 16 anos. ’’Não importa sexo, tamanho e nem peso, pois só basta bater nos pontos vitais (os olhos, garganta e órgãos íntimos), o Krav magá não precisa de força, apenas técnica’’.

Benefícios – Antônio Alves explica que o Krav magá trabalha o corpo todo, em que o aprendiz pode perder entre 800 a 1500 calorias por aula, pois são duas horas de treino, sendo uma só de aquecimento físico. ’’É principalmente ideal para mulheres que querem perder peso, ganhar condicionamento físico e uma defesa pessoal’’.

Fique por dentro – O Krav magá é uma luta que nasceu durante a segunda guerra mundial, pelo mestre Imi em Israel. E é reconhecido mundialmente como uma luta e não como arte marcial.

Veja vídeo ensinando Krav magá:

Mais relacionadas

A capoeira potencializa a capacidade cognitiva

Karatê infantil auxilia na educação dos filhos

Muay Thai é esporte para o corpo e para mente

About The Author

  • Tuanny

    Qual local é praticada essa luta aqui em Itz?

    • Laís Ferreira

      Tuanny o Krav magá é praticado na academia Askad

  • Sheila

    Ombudsman de Gêneros Jornalísticos, Sheila Costa:

    Boa matéria, mas senti falta de algumas informações, como por exemplo: quais os locais de Imperatriz que possuem esse tipo de luta? Faltou também o uso de um aluno como fonte, já que no lead consta que o Krav maga conquistou adeptos na cidade. Precisa-se de mais atenção nas pontuações, nas repetições de algumas palavras que podem ser trocadas por sinônimos. E quanto aos parágrafos muito pequenos e citações meio que soltas, como a do 5º parágrafo.