Select Page

Alimentação adequada e escovação são importantes para higiene bucal do pet

Alimentação adequada e escovação são importantes para higiene bucal do pet

Por Artemisa Lopes, Bárbara Suzany Leonê, Marta Nunes

Manter uma mente e corpo saudáveis são essenciais para ter uma vida plena e satisfatória. O mesmo acontece com os animais de estimação. O Brasil tem a 4° maior população de pets do mundo: cães, gatos, aves e peixes, além de animais exóticos. Com tanto apreço pelos pets, é necessário atenção especial para a saúde bucal dos animais, pois a boca é uma das principais vias de contaminação por bactéria.

Imperatriz possui 25 mil cães e 15 mil gatos domiciliares, segundo Paulo Henrique, médico veterinário e coordenador do Centro de Zoonoses. A importância de cuidar da saúde bucal dos animais desde cedo se inicia com a escolha dos alimentos apropriados para os pets. As principais recomendações são: “evitar alimentos com muito açúcar, que podem dar cáries e alimentos muito quentes, que, além de inflamar, podem dar gengivite. Evitar alimentos muito duros; ossos muito rígidos, para cães de pequeno porte, que pode levar a uma fratura”, explica Paulo.

Produtos de higiene bucal para pets.

Paulo Henrique reforça que os donos levem seus pets periodicamente ao veterinário para cuidados como a escovação, que exigem uma atenção especial, pois utilizam anestesia. Ele ressalta que carnes muito gordurosas e salgadas devem ser evitadas aos cães, porque podem desencadear doenças como hipertensão e gastrite, além de que os ossos muito pequenos podem fazer o animal se engasgar. “O cão não tem o hábito de mastigar. Ele só pega o alimento, apreende, rasga e engole. De maneira nenhuma pode dar ossos pequenos a cães.” Em relação a quantidade de refeições, o veterinário recomenda que os filhotes, de até os 6 meses de idade, sejam alimentado até 4 vezes ao dia. Já os adultos, podem comer até 2 vezes ao dia, independentemente de raça ou sexo, o que vai depender, nesse caso, é o porte do animal. Além disso, a água é importante para a hidratação, principalmente em Imperatriz, que tem temperaturas elevadas.

No caso dos gatos, ele adverte que a prioridade deve ser por carne cozida e, não, por carnes cruas, para evitar intoxicações. O ideal é ração própria para felinos, especialmente se o gato for castrado, e as refeições devem ser postas até às 9h da noite. Também é necessário zelar pelo local onde a ração é armazenada, para não atrair ratos.

Josiane Silva da Costa, funcionária de um pet shop de Imperatriz e que atua há 2 anos na área, explica que a ração é o alimento ideal para os pets, porque também auxilia no cuidado da dentição animal. Os brinquedos também ajudam e, ao mesmo tempo, diverte, principalmente no caso dos filhotes. “Para o animal crescer saudável é importante que ele coma a ração, que já vem completa, com minerais e vitaminas, desde filhotinho. O ossinho é para ele ir mordendo, para evitar que ele morda as coisas em casa”, ressalta.

Bruce, toda semana, marca presença no pet shop

Segundo a estudante de Direito Amanda Hyohanna Viana, dona de um cachorro da raça shitzu, o preço dos itens de higiene bucal são acessíveis. Ela costuma levar o “Bruce”, como é chamado seu cãozinho, uma vez por semana ao pet shop para cuidados de higiene e saúde do animal. Além disso, de acordo com Amanda, os cuidados também são realizados em casa. “Eu comprei a pasta e a escova, e faço a higiene bucal dele em casa mesmo. Antigamente eu não tinha muito cuidado, mas agora passei a ter por ele ser bem peludo”, conta.

About The Author