Select Page

Esportes alternativos atraem adeptos em Imperatriz

Esportes alternativos atraem adeptos em Imperatriz

Texto: Beatriz Farias, Lara Borralho e Letícia Holanda

 

A busca pela qualidade de vida e, principalmente, pelo lazer vêm aumentando no país. Em Imperatriz, por exemplo, as novas práticas esportivas ganham cada vez mais espaço e adeptos. Para quem não gosta de academia, há alternativas: existem grupos na cidade que praticam modalidades esportivas diferenciadas e sem custo,como o Street Runner, Riversides e HockeyItz..

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),em 2015, no Brasil, cerca de 61,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade praticavam algum tipo de esporte ou atividade física, sendo 53,9% homens e 46,1% mulheres.

Em Imperatriz, grupos são formados na intenção de estimular atividades físicas alternativas, coletivas, e o número de pessoas interessadas tem sido positivo, é o que afirma um dos fundadores do Street Runner, Jhonatha Santos.

Integrantes do grupo de corrida Street Runner durante competição.

“A prática de corrida de rua em imperatriz está em crescente desenvolvimento.Cada vez mais, tem tido eventos e treinos organizados na cidade, atraindo uma massa de público grande. Tem treinos que os grupos se juntam e acabam tendo quase 100 pessoas correndo em um treino de percurso”, afirma.

O grupo Street Runner surgiu em dezembro de 2016. Tudo começou quando o estudante Jhonatha Santos teve a iniciativa de perder peso, mas sentia dificuldade em encontrar grupos que se interessavam por corridas de rua. Diante disso, resolveu criar uma página no Instagram com o obje

tivo de motivar pessoas à essa prática. Mais adiante, criou um grupo no aplicativo WhatsApp para se comunicar com os interessados e convocar para treinos em conjunto.

“A ideia tem sido muito bem aceita. A cada dia, pessoas novas procuram nosso grupo e começam a correr com a gente. Temos um treino que é toda sexta às 22h e esse tem atraído muitas pessoas que por algum motivo não podem treinar na semana. Além de tudo, nosso grupo conta com o apoio de um preparador físico que tem sido um grande apoiador em tudo”, ressalta Jhonatha.

Quase todos os dias, o estudante de direito e integrante do grupo, Madson Carneiro, reserva o horário das 19h para se dedicar aos treinos, às corridas de ruae competições. Sua namorada, Natália Carneiro, também segue a mesma rotina.

“Eu escolhi praticar corrida de rua pelo fato de ser mais econômico e ainda me oportunizar a fazer exercício ao ar livre. Fiz muito tempo academia, mas a corrida de rua possibilita que eu conheça novas pessoas e ambientes”, disse Natália.

Ainda de acordo com o estudo do IBGE, o maior percentual de praticantes estava concentrado nas Regiões Sul e Centro-Oeste, com 40,8% e 41,1% do total, respectivamente. Já os menores percentuais ficavam nas Regiões Nordeste (36,3%), Norte (36,6%) e Sudeste (37,5%), conforme é possível notar no gráfico.

O Maranhão está na 19° posição entre os estados que mais praticam esportes ou atividades físicas no Brasil, em relação ao ano de 2015. Apesar do estado apresentar o percentual de 22,1%, ainda é um número baixo em relação aos outros, como por exemplo o estado do Amazonas, que apresenta a maior taxa com 32,3%.

Jogadores do time de futebol americano Riversides.

Riversides                             

O grupo Imperatriz Riversides, teve início em 2014 com a pretensão de pôr em prática o gosto pormodalidades esportivas que um grupo de amigos tinham em comum: o futebol americano. No entanto, com algumas modificações.

“A gente uniu a modalidade até um pouco diferente da tradicional, que tem contato e equipamentos. A nossa é adaptada, porque esses aparelhos são muito caros. O nosso caso é o flag football, um futebol americano de bandeiras, que tem um custo mais barato, menos pessoas envolvidas e é bem mais prático”, explica um dos fundadores do grupo, Tayã Santana.

Atualmente, o time é focado na equipe masculina a partir de 16 anos. Segundo Tayã, ainda não há procura pela parte feminina, mas ele afirma que em outras cidades como São Luís, já tem um time formado só por mulheres.

O criador do grupo ainda diz que foi um dos pioneiros a inserir a ideia de esportes alternativos na cidade. Isso influenciou as pessoas a perceberem que pode ter qualquer tipo de esporte em Imperatriz.

 

“o esporte ajuda na coordenação motora e permite que tenha habilidades com o patins e taco”, afirma um dos integrantes do Hockey Itz.

HóqueiItz

O hóquei em linha é um esporte diferenciado e ainda pouco conhecido na cidade. O objetivo do jogo é fazer mais gols jogando um disco de plástico. Um gol é obtido quando o “puck” (disco com cerca de 100g de peso) entra nas balizas situadas nas extremidades da quadra. Em Imperatriz, existe um grupo que pratica a modalidade desde 1997, o HockeyItz.

“A modalidade que jogamos é o hóquei in-line (em linha), praticado na quadra normal poliesportiva, mas com algumas adaptações voltadas para o esporte em si, que seriam os cantos arredondados, as marcações do quadro diferentes dos outros esportes mais comuns como o vôlei, futebol e basquete. A área de comprimento de faltas. E as tabelas laterais são diferentes também, pois em outros jogos o hóquei não tem limite de saída lateral”, explica o motorista e um dos integrantes do grupo Idelman Andrade.

O atacante, Dionney Silva, comenta sobre os benefícios da prática do hóquei: “o esporte ajuda na coordenação motora e permite que tenha habilidades com o patins e taco. Além de aprender mais sobre o hóquei e a modalidade específica”, diz ele.

Quatro integrantes do grupo irão participar do Campeonato Brasileiro de Hóquei, na cidade de Salvador, na Bahia, nos dias 29 e 30 de julho. Ainda segundo Dionney, ano que vem o time completo vai competir nacionalmente, e para isso, os treinos estão sendo intensivos.

Para participar do grupo, a única exigência é que se tenha um patins e noção básica sobre a modalidade. Os treinos do grupo costumam acontecer nos finais de semana. Nas sextas-feiras, o grupo se reúne na Praça União, a partir das 19h. Já aos sábados e domingos, os treinos acontecem no Fiqueninho a partir das 20h e 18h, respectivamente.

 

Para mais informações sobre o Street Runner, basta acessar as redes sociais do grupo: Instagram (@streetrunnerbr) e Facebook (https://www.facebook.com/streetrunnerbr/)

O grupo Riversides também está nas redes socais: Instagram (@imperatrizriversides) Facebook (https://www.facebook.com/ImperatrizRiversides/)

About The Author