Select Page

Candidatos ao Enem terão três minutos para responder cada questão

Candidatos ao Enem terão três minutos para responder cada questão

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicada neste sábado (6) e no domingo (7), vai dar apenas três minutos para estudantes responderem a cada uma das 180 questões cobradas.

É metade do tempo fornecido pelo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – seis minutos e 25 segundos para cada questão, na primeira fase – e menos que os quatro minutos e 25 segundos dados pelo próprio Enem antes de 2009, quando várias mudanças ocorreram no exame, como o aumento no número de perguntas.

O tempo, no Enem, é considerado insuficiente para que o aluno faça uma boa prova, na avaliação de educadores e diretores de cursinho ouvidos pelo R7. Esse é o “principal obstáculo” na hora de responder às questões do exame, afirma o professor Paulo Lima, que coordena a unidade Vila Olímpia do Cursinho CPV, em São Paulo.

– As perguntas trazem excesso de informações, o que faz perder tempo. O aluno precisa ter atenção e não se perder nos enunciados. Sempre é importante começar pelas questões mais simples, aquelas que o estudante tem facilidade. Qualquer deslize no tempo pode significar deixar para trás muitos pontos a mais.

O ideal é ler a prova inteira e separar o que é fácil e mais difícil, afirma o professor de física Ernani Ferrara. Como o Enem é muito longo, “empacar” em uma das questões não é algo aconselhável pelo educador.

– Recomendo ao aluno fazer as questões que sabe primeiro. É melhor chutar as que ele não entendeu, no fim das contas, do que não ter tempo para responder as que domina.

Com infrmações do portal R7.com

About The Author