Select Page

Unidade Regional da Funac deve ser entregue em agosto

Unidade Regional da Funac deve ser entregue em agosto
Menores-infratores

As medidas socioeducativas são aplicadas durante 45 dias nas unidades provisórias (Foto: Reprodução internet)

A nova unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Imperatriz, vai atender aos menores que cumprem medidas socioeducativas de toda a Região Tocantina. O diretor da unidade de internação provisória Centro de Juventude Semear, Reydeglan Rafael Nascimento informou que o novo prédio, que se encontra em obras, vai suprir as necessidades de internações provisórias e definitivas.

A obra em construção, da unidade Regional da Funac,  atende às exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (Sinase), que regulamenta normas para a proteção e promoção dos direitos de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. O prédio terá capacidade de receber até 84 internos.

A unidade de internação provisória da Funac, em funcionamento, o Centro de Juventude Semear, tem capacidade para 30 menores, e hoje 16 se encontram na unidade. O tempo máximo para internação provisória, cumprindo as medidas socioeducativas é de 45 dias. De acordo com o diretor da unidade, o trabalho realizado cumpre todas as diretrizes da Legislação vigente, melhorando significativamente as ações de acolhimento. “Nos últimos anos a fundação tem buscado de todas as maneiras oferecer um cumprimento de medida socioeducativa mais humanizada, oferecendo melhores instalações e profissionais habilitados.”

73348df5e63be1257e4aeb7d017083d3

A unidade da Funac, Centro de Juventude Semear, funciona desde 1993, no Bairro 3 Poderes (Foto: Divulgação)

Muitos profissionais estão diretamente envolvidos com a instituição, são 30 educadores sociais, advogada, pedagoga, assistente social, psicóloga, professores do estado, e dois Instrutores ( de informática e de artes plásticas).

Os menores rotineiramente recebem as medidas socioeducativas, por meio de aulas de informática, pintura em tela, desenhos gráficos, pirografia, aulas de matemática, língua portuguesa, história, ciências e geografia. Eles cumprem horários e o regimento interno da casa, que prevê sanções para atos de indisciplina. A família é de fundamental importância na recuperação dos menores. As visitas dos familiares acontecem duas vezes na semana.

 

About The Author