Select Page

Saiba como instalar um conversor digital em televisores de tubo

Boa parte das TVs do mercado já são digitais. Porém, com o desligamento do sinal analógico em território nacional, sabemos que muitas pessoas não têm planos de comprar um aparelho televisor novo – e é por isso que o conversor digital aparece como uma ótima solução.

O conversor digital converte o sinal digital em analógico para que as TVs tradicionais de tubo (ou aquelas de tela fina, que não possuem conversor integrado) consigam exibir a programação com a qualidade da TV digital. É preciso fazer a instalar do conversor digital com calma e muito cuidado.

Portanto, se você não pode esperar pelo técnico para realizar o serviço completo de instalação, não se preocupe. Preparamos um tutorial completo para que você consiga instalar o seu conversor digital em casa sem grandes dificuldades.

Vamos lá?

1 – Antes de abrir a caixa, cheque a voltagem que seu conversor digital está capacitado para receber. No geral, eles são automáticos ou bivolt (ou seja, funciona tanto nas voltagens de 110V quanto 220V). Neste caso, não é necessário mudar a chave antes de ligar o aparelho. De toda forma, confira antes!

Clique aqui e confira alguns modelos de conversores digitais

2 – Cheque se constam todos os itens necessários para instalação na caixa do seu conversor digital. Ela deve conter: o conversor digital, uma antena UHF e dois tipos de cabos (normalmente HDMI e P2/RCA – o segundo pode variar);

3 – Com a antena instalada na área externa de sua casa ou apartamento, conecte a outra extremidade do fio branco no conversor digital. O cabo da antena externa agora não fica mais ligado na parte de trás da TV – ele fica conectado diretamente no conversor;

4 – Agora conecte uma extremidade do cabo RCA (aquele cabo com as pontas vermelha, branca e amarela) no conversor e a outra, com as mesmas cores, no seu televisor. O cabo RCA lembra aqueles que usamos nos aparelhos de DVD, sabe?

5 – Por último, já com os fios conectados, ligue a sua TV e o conversor para finalizar a configuração. Com essa configuração, você vai ter acesso aos canais disponíveis para o sinal do seu endereço;

6 – Selecione o idioma apertando as setas de controle do seu conversor digital. Se ele tiver um controle remoto, você pode utilizá-lo. O idioma selecionado é o que vai aparecer no menu do seu conversor digital;

7 – Escolha o país de origem também com as setas do seu conversor digital (ou do controle remoto dele);

8 – Marque a opção ‘Busca de Canais’ e pressione a tecla de seta para a direita ou o OK para começar a busca automática de canais.

 

A última etapa do processo demora um pouquinho para ser concluída, tenha paciência. É o tempo de carregar todo o conteúdo. Quando a busca pelos canais estiver concluída, o conversor digital estará pronto para ser usado! A partir deste momento, você vai perceber a diferença gritante na qualidade de som e imagem.

Caso queira mudar alguma configuração posteriormente, basta selecionar o botão MENU no controle remoto do conversor digital. Com ele, além de mudar o idioma (caso deseje), você também pode ajustar a data e horário do seu conversor digital.

About The Author