Select Page

Câncer de mama tem baixo percentual de cura em Imperatriz

Câncer de mama tem baixo percentual de cura em Imperatriz
A demora em diagnosticar a doença é a principal causa do baixo resultado no combate ao câncer. Foto: Prefeitura Municipal

Demora em diagnosticar é a principal causa do baixo resultado no combate ao câncer. (Foto: Prefeitura Municipal de Imperatriz)

Por Elane Sousa

O Câncer de mama tem baixo percentual de cura em Imperatriz. Os dados do Siscan (Sistema de Informação do Câncer) 2012-2013 afirmam que 49,62% das mulheres diagnosticadas, apenas 1,53% obtiveram alta por cura. Aponta ainda que 45,80% deram seguimento ao tratamento e 2,29% não foram localizadas para o tratamento após o diagnóstico. A demora em diagnosticar a doença é a principal causa do baixo resultado no combate ao câncer.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Graça Dantas, diz que “a campanha Outubro Rosa é fundamental para conscientizar e alertar a mulher para a prevenção do câncer mama”.  Outubro Rosa é uma campanha mundial que ocorre durante todo o mês de outubro para lembrar a importância do diagnóstico precoce, essencial para o desenvolvimento eficaz do tratamento.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, a doença atinge principalmente as mulheres entre 40 e 49 anos de idade, por isso a primeira mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos de idade e ser repetida aos 40 anos. A partir daí, anualmente até os 50 anos, quando passa a ser realizada a cada dois anos.

Durante todo o mês de outubro vão ocorrer ações programadas para sensibilizar e lembrar as mulheres da importância da prevenção e diagnóstico precoce. A programação conta com palestras, blitz e distribuição de materiais educativos. A tradicional caminhada realizada todos os anos vai acontecer dia 25 de outubro.

O município conta hoje com uma unidade móvel de serviços oncológicos, que faz atendimento nos bairros pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A seleção do bairro é definida pela demanda de atendimento de cada unidade de saúde. A conscientização para a prevenção do câncer de mama, também é trabalhada em outros períodos do ano com realização de palestras educativas, rodas de conversas e formação de grupos.

About The Author